Desde Dezembro/2008

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Ressecamento e Fissuras Labiais

O ressecamento labial é muito comum no verão, devido o aumento da incidência de raios solares, também o calor excessivo força o corpo e este por sua vez precisa manter a temperatura normal, por isso a importância de se beber líquidos numa quantidade maior a que estamos acostumados e para se evitar a desidratação.

O ressecamento piora quando a saliva entra em contato com os lábios (geralmente quando passamos a língua), irritando ainda mais; outro fator é a alimentação pobre em nutrientes e vitaminas, diminuindo a capacidade de renovação celular, por isso muitas pessoas levam semanas para resolver o problema.

As rachaduras ou fissuras labiais são mais típicos no inverno, entretanto, quem já tem pré-disposição precisa de cuidados redobrados, pois podem surgir em outras épocas do ano. As rachaduras em geral são finas, mas dolorosas, provocando ardência e hiperemia (vermelhidão local). É muito comum também as pessoas sentirem boca e garganta secas e sede além do normal.

Como prevenir e tratar?
Há medidas simples para se prevenir e tratar estes dois incômodos: bloqueio de raios solares e hidratação.

1) Utilize um filtro solar labial, de preferência o fator 30, todos os dias, renovando constante;

2) Beba muita água (2 litros no mínimo), para hidratar o corpo como um todo;

3) Evite o contato da saliva com os lábios;

4) Consuma mais verduras, legumes e frutas (cuide com as ácidas, para não irritar mais os lábios). Alimentos ricos em vitamina B5 (Ácido Pantotênico) são essenciais para estimular a cicatrização. São eles: brócolis, batata-doce, abacate, centeio, farinha de soja e lentinha.

5) Produtos naturais que hidratam os lábios - mel, manteiga de cacau, óleo de amêndoas ou abacate.

6) Óleos essenciais (Aromaterapia) eficientes: Lavanda Francesa e Patchouli. Neste caso podem ser utilizados com diluição baixa, porém é preciso consultar um especialista primeiro.

Com medidas assim, o problema desaparece após 7 dias de tratamento intensivo. Caso persista por mais de 15 dias, é preciso consultar um médico.

Atenção:
- Pessoas com dieta pobre em vitaminas do complexo B necessitam investigar se o problema é causado por deficiência, neste caso os sintomas (rachaduras concentradas nos cantos da boca, com manchas escuras ao redor / pele lesionada) desaparecem após a reposição;
- Rachaduras nos cantos da boca (queilites persistentes) também podem indicar infecção fúngica (cândida);
- Para as mulheres: observem os batons e data de validade. Algumas substâncias podem provocar alergias e inflamações, levando o ressecamento e pequenas ulcerações.

Fonte: Ana Paula - Formada em Ciências Biológicas, Aromaterapia e Aromatologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário